LA BÍBLIA Edição Revista e Atualizada João Ferreira

Números (Author Moisés)

25:1Ora, Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas de Moabe,

25:2pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

25:3Porquanto Israel se juntou a Baal-Peor, a ira do Senhor acendeu-se contra ele.

25:4Disse, pois, o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao senhor diante do sol, para que a grande ira do Senhor se retire de Israel.

25:5Então Moisés disse aos juízes de Israel: Mate cada um os seus homens que se juntaram a Baal-Peor.

25:6E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita à vista de Moisés e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto estavam chorando à porta da tenda da revelação.

25:7Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, levantou-se do meio da congregação, e tomou na mão uma lança;

25:8o foi após o israelita, e entrando na sua tenda, os atravessou a ambos, ao israelita e à mulher, pelo ventre. Então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.

25:9Ora, os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.

25:10Então disse o Senhor a Moisés:

25:11Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles, de modo que no meu zelo não consumi os filhos de Israel.

25:12Portanto dize: Eis que lhe dou o meu pacto de paz,

25:13e será para ele e para a sua descendência depois dele, o pacto de um sacerdócio perpétuo; porquanto foi zeloso pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.

25:14O nome do israelita que foi morto com a midianita era Zinri, filho de Salu, príncipe duma casa paterna entre os simeonitas.

25:15E o nome da mulher midianita morta era Cozbi, filha de Zur; o qual era cabeça do povo duma casa paterna em Midiã.

25:16Disse mais o Senhor a Moisés:

25:17Afligi vós os midianitas e feri-os;

25:18porque eles vos afligiram a vós com as suas ciladas com que vos enganaram no caso de Peor, e no caso de Cozbi, sua irmã, filha do príncipe de Midiã, a qual foi morta no dia da praga no caso de Peor.

26:1Depois daquela praga disse o Senhor a Moisés e a Eleazar, filho do sacerdote Arão:

26:2Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, da idade de vinte anos para cima, segundo as casas e seus pais, todos os que em Israel podem sair à guerra.

26:3Falaram-lhes, pois, Moisés e Eleazar o sacerdote, nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó, dizendo:

26:4Contai o povo da idade de vinte anos para cima; como o Senhor ordenara a Moisés e aos filhos de Israel que saíram da terra do Egito.

26:5Rúben, o primogênito de Israel; os filhos de Rúben: de Hanoque, a família dos hanoquitas; de Palu, a família dos paluítas;

26:6de Hezrom, a família dos hezronitas; de Carmi, a família dos carmitas.

26:7Estas são as famílias dos rubenitas; os que foram deles contados eram quarenta e três mil setecentos e trinta.

26:8E o filho de Palu: Eliabe.

26:9Os filhos de Eliabe: Nemuel, Dato e Abirão. Estes são aqueles Datã e Abirão que foram chamados da congregação, os quais contenderam contra Moisés e contra Arão na companhia de Corá, quando contenderam contra o Senhor,

26:10e a terra abriu a boca, e os tragou juntamente com Corá, quando pereceu aquela companhia; quando o fogo devorou duzentos e cinqüenta homens, os quais serviram de advertência.

26:11Todavia os filhos de Corá não morreram.

26:12Os filhos de Simeão, segundo as suas famílias: de Nemuel, a família dos nemuelitas; de Jamim, a família dos jaminitas; de Jaquim, a família dos jaquinitas;

26:13de Zerá, a família dos zeraítas; de Saul, a família dos saulitas.

26:14Estas são as famílias dos simeonitas, vinte e dois mil e duzentos.

26:15Os filhos de Gade, segundo as suas famílias: de Zefom, a família dos zefonitas; de Hagui, a família dos haguitas; de Suni, a família dos sunitas;

26:16de Ozni, a família dos oznitas; de Eri, a família dos eritas;

26:17de Arode, a família dos aroditas; de Areli, a família dos arelitas.

26:18Estas são as famílias dos filhos de Gade, segundo os que foram deles contados, quarenta mil e quinhentos.

26:19Os filhos de Judá: Er e Onã; mas Er e Onã morreram na terra de Canaã.

26:20Assim os filhos de Judá, segundo as suas famílias, eram: de Selá, a família dos selanitas; de Pérez, a família dos perezitas; de Zerá, a família dos zeraítas.

26:21E os filhos de Pérez eram: de Hezrom, a família dos hezronitas; de Hamul, a família dos hamulitas.

26:22Estas são as famílias de Judá, segundo os que foram deles contados, setenta e seis mil e quinhentos.

26:23Os filhos de Issacar, segundo as suas famílias: de Tola, a família dos tolaítas; de Puva, a família dos puvitas;

26:24de Jasube, a família dos jasubitas; de Sinrom, a família dos sinronitas.

26:25Estas são as famílias de Issacar, segundo os que foram deles contados, sessenta e quatro mil e trezentos:

26:26Os filhos de Zebulom, segundo as suas famílias: de Serede, a família dos sereditas; de Elom, a família dos elonitas; de Jaleel, a família dos jaleelitas.

26:27Estas são as famílias dos zebulonitas, segundo os que foram deles contados, sessenta mil e quinhentos.

26:28Os filhos de José, segundo as suas familias: Manassés e Efraim.

26:29Os filhos de Manassés: de Maquir, a família dos maquiritas; e Maquir gerou a Gileade; de Gileade, a família dos gileaditas.

26:30Estes são os filhos de Gileade: de Iezer, a família dos iezritas; de Heleque, a família dos helequitas;

26:31de Asriel, a família dos asrielitas; de Siquém, a família dos siquemitas;

26:32e de Semida, a família dos semidaítas; e de Hefer, a família dos heferitas.

26:33Ora, Zelofeade, filho de Hefer, não tinha filhos, senão filhas; e as filhas de Zelofeade chamavam-se Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

26:34Estas são as famílias de Manassés; os que foram deles contados, eram cinqüenta e dois mil e setecentos.

26:35Estes são os filhos de Efraim, segundo as suas famílias: de Sutela, a família dos sutelaítas; de Bequer, a família dos bequeritas; de Taã, a família dos taanitas.

26:36E estes são os filhos de Sutela: de Erã, a família dos eranitas.

26:37Estas são as famílias dos filhos de Efraim, segundo os que foram deles contados, trinta e dois mil e quinhentos. Estes são os filhos de José, segundo as suas famílias.

26:38Os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias: de Belá, a família dos belaítas; de Asbel, a família dos asbelitas; de Airão, a família dos airamitas;

26:39de Sefufã, a família dos sufamitas; de Hufão, a família dos hufamitas.

26:40E os filhos de Belá eram Arde e Naamã: de Arde a família dos arditas; de Naamã, a família dos naamitas.

26:41Estes são os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; os que foram deles contados, eram quarenta e cinco mil e seiscentos.

26:42Estes são os filhos de Dã, segundo as suas famílias: de Suão a família dos suamitas. Estas são as famílias de Dã, segundo as suas famílias.

26:43Todas as famílias dos suamitas, segundo os que foram deles contados, eram sessenta e quatro mil e quatrocentos.

26:44Os filhos de Aser, segundo as suas famílias: de Imná, a família dos imnitas; de Isvi, a família dos isvitas; de Berias, a família dos beritas.

26:45Dos filhos de Berias: de Heber, a família dos heberitas; de Malquiel, a família dos malquielitas.

26:46E a filha de Aser chamava-se Sera.

26:47Estas são as famílias dos filhos de Aser, segundo os que foram deles contados, cinqüenta e três mil e quatrocentos.

26:48Os filhos de Naftali, segundo as suas famílias: de Jazeel, a família dos jazeelitas; de Guni, a família dos gunitas;

26:49de Jezer, a família dos jezeritas; de Silém, a família dos silemitas.

26:50Estas são as famílias de Naftali, segundo as suas famílias; os que foram deles contados, eram quarenta e cinco mil e quatrocentos.

26:51Estes são os que foram contados dos filhos de Israel, seiscentos e um mil setecentos e trinta.

26:52Disse mais o senhor a Moisés:

26:53A estes se repartirá a terra em herança segundo o número dos nomes.

26:54Â tribo de muitos darás herança maior, e à de poucos darás herança menor; a cada qual se dará a sua herança segundo os que foram deles contados.

26:55Todavia a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais a herdarão.

26:56Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre as tribos de muitos e as de poucos.

26:57Também estes são os que foram contados dos levitas, segundo as suas famílias: de Gérson, a família dos gersonitas; de Coate, a família dos coatitas; de Merári, a família os meraritas.

26:58Estas são as famílias de Levi: a família dos libnitas, a família dos hebronitas, a família dos malitas, a família dos musitas, a família dos coraítas. Ora, Coate gerou a Anrão.

26:59E a mulher de Anrão chamava-se Joquebede, filha de Levi, a qual nasceu a Levi no Egito; e de Anrão ela teve Arão e Moisés, e Miriã, irmã deles.

26:60E a Arão nasceram Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar.

26:61Mas Nadabe e Abiú morreram quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor.

26:62E os que foram deles contados eram vinte e três mil, todos os homens da idade de um mês para cima; porque não foram contados entre os filhos de Israel, porquanto não lhes foi dada herança entre os filhos de Israel.

26:63Esses são os que foram contados por Moisés e Eleazar, o sacerdote, que contaram os filhos de Israel nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó.

26:64Entre esses, porém, não se achava nenhum daqueles que tinham sido contados por Moisés e Arão, o sacerdote, quando contaram os filhos de Israel no deserto de Sinai.

26:65Porque o senhor dissera deles: Certamente morrerão no deserto; pelo que nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

27:1Então vieram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias de Manassés, filho de José; e os nomes delas são estes: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza;

27:2apresentaram-se diante de Moisés, e de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação à porta da tenda da revelação, dizendo:

27:3Nosso pai morreu no deserto, e não se achou na companhia daqueles que se ajuntaram contra o Senhor, isto é, na companhia de Corá; porém morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.

27:4Por que se tiraria o nome de nosso pai dentre a sua família, por não ter tido um filho? Dai-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.

27:5Moisés, pois, levou a causa delas perante o Senhor.

27:6Então disse o Senhor a Moisés:

27:7O que as filhas de Zelofeade falam é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; a herança de seu pai farás passar a elas.

27:8E dirás aos filhos de Israel: Se morrer um homem, e não tiver filho, fareis passar a sua herança à sua filha.

27:9E, se não tiver filha, dareis a sua herança a seus irmãos.

27:10Mas, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.

27:11Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente mais chegado dentre a sua família, para que a possua; isto será para os filhos de Israel estatuto de direito, como o Senhor ordenou a Moisés.

27:12Depois disse o Senhor a Moisés: sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.

27:13E, tendo-a visto, serás tu também recolhido ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão;

27:14porquanto no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes à minha palavra, não me santificando diante dos seus olhos, no tocante às águas (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim).

27:15Respondeu Moisés ao Senhor:

27:16Que o senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre a congregação,

27:17o qual saia diante deles e entre diante deles, e os faça sair e os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor.

27:18Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão;

27:19e apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe a comissão à vista deles;

27:20e sobre ele porás da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

27:21Ele, pois, se apresentará perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele inquirirá segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a ordem de Eleazar sairão, e segundo a ordem de Eleazar entrarão, ele e todos os filhos de Israel, isto é, toda a congregação.

27:22Então Moisés fez como o Senhor lhe ordenara: tomou a Josué, apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação,

27:23impôs-lhe as mãos, e lhe deu a comissão; como o Senhor falara por intermédio de Moisés.



Original from unbound.biola.edu - They claim public domain status for their original text.