LA BÍBLIA Edição Revista e Atualizada João Ferreira

Números (Author Moisés)

31:1Disse mais o Senhor a Moisés:

31:2Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois serás recolhido ao teu povo.

31:3Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armai homens dentre vós para a guerra, a fim de que saiam contra Midiã, para executarem a vingança do Senhor sobre Midiã.

31:4Enviareis à guerra mil de cada tribo entre todas as tribos de Israel.

31:5Assim foram entregues dos milhares de Israel, mil de cada tribo, doze mil armados para a peleja.

31:6E Moisés mandou à guerra esses mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, o qual levava na mão os vasos do santuário e as trombetas para tocarem o alarme.

31:7E pelejaram contra Midiã, como o senhor ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens.

31:8Com eles mataram também os reis de Midiã, a saber, Evi, Requem, Zur, Hur e Reba, cinco reis de Midiã; igualmente mataram à espada a Balaão, filho de Beor.

31:9Também os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e os seus pequeninos; e despojaram-nos de todo o seu gado, e de todos os seus rebanhos, enfim, de todos os seus bens;

31:10queimaram a fogo todas as cidades em que eles habitavam e todos os seus acampamentos;

31:11tomaram todo o despojo e toda a presa, tanto de homens como de animais;

31:12e trouxeram os cativos e a presa e o despojo a Moisés, a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, ao arraial, nas planícies de Moabe, que estão junto do Jordão, na altura de Jericó.

31:13Saíram, pois, Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, ao encontro deles fora do arraial.

31:14E indignou-se Moisés contra os oficiais do exército, chefes dos milhares e chefes das centenas, que vinham do serviço da guerra,

31:15e lhes disse: Deixastes viver todas as mulheres?

31:16Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, fizeram que os filhos de Israel pecassem contra o Senhor no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do Senhor.

31:17Agora, pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele.

31:18Mas todas as meninas, que não conheceram homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

31:19Acampai-vos por sete dias fora do arraial; todos vós, tanto o que tiver matado alguma pessoa, como o que tiver tocado algum morto, ao terceiro dia e ao sétimo dia purificai-vos, a vós e aos vossos cativos.

31:20Também purificai-vos no tocante a todo vestido, e todo artigo de peles, e toda obra de pelos de cabras, e todo utensílio de madeira.

31:21Então Eleazar, o sacerdote, disse aos homens de guerra que tinham saído à peleja: Este é o estatuto da lei que o Senhor ordenou a Moisés:

31:22o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho, o chumbo,

31:23tudo o que pode resistir ao fogo, fálo-eis passar pelo fogo, e ficará limpo; todavia será purificado com a água de purificação; e tudo o que não pode resistir ao fogo, fá-lo-eis passar pela água.

31:24Trambém lavareis as vossas vestes ao sétimo dia, e ficareis limpos, e depois entrareis no arraial.

31:25Disse mais o Senhor a Moisés:

31:26Faze a soma da presa que foi tomada, tanto de homens como de animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças das casas paternas da congregação;

31:27e divide-a em duas partes iguais, entre os que, hábeis na guerra, saíram à peleja, e toda a congregação.

31:28E tomarás para o Senhor um tributo dos homens de guerra, que saíram à peleja; um em quinhentos, assim dos homens, como dos bois, dos jumentos e dos rebanhos;

31:29da sua metade o tomareis, e o dareis a Eleazar, o sacerdote, para a oferta alçada do Senhor.

31:30Mas da metade que pertence aos filhos de Israel tomarás um de cada cinqüenta, tanto dos homens, como dos bois, dos jumentos, dos rebanhos, enfim, de todos os animais, e os darás aos levitas, que estão encarregados do serviço do tabernáculo do Senhor.

31:31Fizeram, pois, Moisés e Eleazar, o sacerdote, como o Senhor ordenara a Moisés.

31:32Ora, a presa, o restante do despojo que os homens de guerra tomaram, foi de seiscentas e setenta e cinco mil ovelhas,

31:33setenta e dois mil bois,

31:34e sessenta e um mil jumentos;

31:35e trinta e duas mil pessoas, ao todo, do sexo feminino, que ainda se conservavam virgens.

31:36Assim a metade, que era a porção dos que saíram à guerra, foi em número de trezentas e trinta e sete mil e quinhentas ovelhas;

31:37e das ovelhas foi o tributo para o Senhor seiscentas e setenta e cinco.

31:38E foram os bois trinta e seis mil, dos quais foi o tributo para o Senhor setenta e dois.

31:39E foram os jumentos trinta mil e quinhentos, dos quais foi o tributo para o Senhor sessenta e um.

31:40E houve de pessoas dezesseis mil, das quais foi o tributo para o Senhor trinta e duas pessoas.

31:41Moisés, pois, deu a Eleazar, o sacerdote, o tributo, que era a oferta alçada do Senhor, como o Senhor ordenara a Moises.

31:42E da metade que era dos filhos de Israel, que Moisés separara da que era dos homens que pelejaram

31:43(ora, a metade que coube à congregação foi, das ovelhas, trezentas e trinta e sete mil e quinhentas;

31:44dos bois trinta e seis mil;

31:45dos jumentos trinta mil e quinhentos;

31:46e das pessoas dezesseis mil),

31:47isto é, da metade que era dos filhos de Israel, Moisés tomou um de cada cinqüenta, tanto dos homens como dos animais, e os deu aos levitas, que estavam encarregados do serviço do tabernáculo do Senhor; como o Senhor ordenara a Moisés.

31:48Então chegaram-se a Moisés os oficiais que estavam sobre os milhares do exército, os chefes de mil e os chefes de cem,

31:49e disseram-lhe: Teus servos tomaram a soma dos homens de guerra que estiveram sob o nosso comando; e não falta nenhum de nós.

31:50Pelo que trouxemos a oferta do Senhor, cada um o que achou, artigos de ouro, cadeias, braceletes, anéis, arrecadas e colares, para fazer expiação pelas nossas almas perante o Senhor.

31:51Assim Moisés e Eleazar, o sacerdote, tomaram deles o ouro, todo feito em jóias.

31:52E todo o ouro da oferta alçada que os chefes de mil e os chefes de cem fizeram ao Senhor, foi dezesseis mil setecentos e cinqüenta siclos

31:53(pois os homens de guerra haviam tomado despojo, cada um para si).

31:54Assim receberam Moisés e Eleazar, o sacerdote, o ouro dos chefes de mil e dos chefes de cem, e o puseram na tenda da revelação por memorial para os filhos de Israel perante o Senhor.

32:1Ora, os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em grande quantidade; e quando viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e que a região era própria para o gado,

32:2vieram os filhos de Gade e os filhos de Rúben a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e aos príncipes da congregação e falaram-lhes, dizendo:

32:3Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã, Nebo e Beom,

32:4a terra que o Senhor feriu diante da congregação de Israel, é terra para gado, e os teus servos têm gado.

32:5Disseram mais: Se temos achado graça aos teus olhos, dê-se esta terra em possessão aos teus servos, e não nos faças passar o Jordão.

32:6Moisés, porém, respondeu aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à peleja, e ficareis vós sentados aqui?

32:7Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel, para eles não passarem à terra que o Senhor lhes deu?

32:8Assim fizeram vossos pais, quando os mandei de Cades-Barnéia a ver a terra.

32:9Pois, tendo eles subido até o vale de Escol, e visto a terra, desanimaram o coração dos filhos de Israel, para que não entrassem na terra que o Senhor lhes dera.

32:10Então a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e ele jurou, dizendo:

32:11De certo os homens que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;

32:12exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor.

32:13Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto quarenta anos, até que se consumiu toda aquela geração que fizera mal aos olhos do Senhor.

32:14E eis que vós, uma geração de homens pecadores, vos levantastes em lugar de vossos pais, para ainda mais aumentardes o furor da ira do Senhor contra Israel.

32:15se vós vos virardes de segui-lo, também ele tornará a deixá-los no deserto; assim destruireis a todo este povo:

32:16Então chegaram-se a ele, e disseram: Construiremos aqui currais para o nosso gado, e cidades para os nossos pequeninos;

32:17nós, porém, nos armaremos, apressando-nos adiante dos filhos de Israel, até os levarmos ao seu lugar; e ficarão os nossos pequeninos nas cidades fortificadas, por causa dos habitantes da terra.

32:18Não voltaremos para nossas casas até que os filhos de Israel estejam de posse, cada um, da sua herança.

32:19Porque não herdaremos com eles além do Jordão, nem mais adiante; visto que já possuímos a nossa herança aquém do Jordão, ao oriente.

32:20Então lhes respondeu Moisés: se isto fizerdes, se vos armardes para a guerra perante o Senhor,

32:21e cada um de vós, armado, passar o Jordão perante o Senhor, até que ele haja lançado fora os seus inimigos de diante dele,

32:22e a terra esteja subjugada perante o senhor, então, sim, voltareis e sereis inculpáveis perante o Senhor e perante Israel; e esta terra vos será por possessão perante o Senhor.

32:23Mas se não fizerdes assim, estareis pecando contra o Senhor; e estai certos de que o vosso pecado vos há de atingir.

32:24Edificai cidades para os vossos pequeninos, e currais para as vossas ovelhas; e cumpri o que saiu da vossa boca.

32:25Então os filhos de Gade e os filhos de Rúben disseram a Moisés: Como ordena meu senhor, assim farão teus servos.

32:26Os nossos pequeninos, as nossas mulheres, os nossos rebanhos e todo o nosso gado ficarão nas cidades de Gileade;

32:27mas os teus servos passarão, cada um que está armado para a guerra, a pelejar perante o Senhor, como diz o meu senhor.

32:28Então Moisés deu ordem acerca deles a Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças das casas paternas nas tribos dos filhos de Israel;

32:29e disse-lhes Moisés: Se os filhos de Gade e os filhos de Rúben passarem convosco o Jordão, armado cada um para a guerra perante o Senhor, e a terra for subjugada diante de vós, então lhes dareis a terra de Gileade por possessão;

32:30se, porém, não passarem armados convosco, terão possessões entre vós na terra de Canaã.

32:31Ao que responderam os filhos de Gade e os filhos de Rúben: Como o senhor disse a teus servos, assim faremos.

32:32Nós passaremos armados perante o senhor para a terra de Canaã, e teremos a possessão de nossa herança aquém do Jordão.

32:33Assim deu Moisés aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã, a terra com as suas cidades e os respectivos territórios ao redor.

32:34Os filhos de Gade, pois, edificaram a Dibom, Atarote, Aroer,

32:35Atarote-Sofã, Jazer, Jogbeá,

32:36Bete-Ninra e Bete-Harã, cidades fortificadas; e construíram currais de ovelhas.

32:37E os filhos de Rúben edificaram a Hesbom, Eleale e Quiriataim;

32:38e Nebo e Baal-Meom (mudando-lhes os nomes), e Sibma; e deram outros nomes às cidades que edificaram.

32:39E os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram a Gileade e a tomaram, e desapossaram aos amorreus que aí estavam.

32:40Deu, pois, Moisés a terra de Gileade a Maquir, filho de Manassés, o qual habitou nela.

32:41E foi Jair, filho de Manassés, e tomou as aldeias dela, e chamou-lhes Havote-Jair.

32:42Também foi Nobá, e tomou a Quenate com as suas aldeias; e chamou-lhe Nobá, segundo o seu próprio nome.

33:1São estas as jornadas dos filhos de Israel, pelas quais saíram da terra do Egito, segundo os seus exércitos, sob o comando de Moisés e Arão.

33:2Moisés registrou os pontos de partida, segundo as suas jornadas, conforme o mandado do Senhor; e estas são as suas jornadas segundo os pontos de partida:

33:3Partiram de Ramessés no primeiro mês, no dia quinze do mês; no dia seguinte ao da páscoa saíram os filhos de Israel afoitamente à vista de todos os egípcios,

33:4enquanto estes enterravam a todos os seus primogênitos, a quem o Senhor havia ferido entre eles, havendo o senhor executado juízos também contra os seus deuses.

33:5Partiram, pois, os filhos de Israel de Ramessés, e acamparam-se em Sucote.

33:6Partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, que está na extremidade do deserto.

33:7Partiram de Etã, e voltando a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, acamparam-se diante de Migdol.

33:8Partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto; e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara.

33:9Partiram de Mara, e vieram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras, e acamparam-se ali.

33:10Partiram de Elim, e acamparam-se junto ao Mar Vermelho.

33:11Partiram do Mar Vermelho, e acamparam-se no deserto de Sim.

33:12Partiram do deserto de Sim, e acamparam-se em Dofca.

33:13Partiram de Dofca, e acamparam-se em Alus.

33:14Partiram de Alus, e acamparam-se em Refidim; porém não havia ali água para o povo beber.

33:15Partiram, pois, de Refidim, e acamparam-se no deserto de Sinai.

33:16Partiram do deserto de Sinai, e acamparam-se em Quibrote-Hataavá.

33:17Partiram de Quibrote-Hataavá, e acamparam-se em Hazerote.

33:18Partiram de Hazerote, e acamparam-se em Ritma.

33:19Partiram de Ritma, e acamparam-se em Rimom-Pérez.

33:20Partiram de Rimom-Pérez, e acamparam-se em Libna.

33:21Partiram de Libna, e acamparam-se em Rissa.

33:22Partiram de Rissa, e acamparam-se em Queelata.

33:23Partiram de Queelata, e acamparam-se no monte Sefer.

33:24Partiram do monte Sefer, e acamparam-se em Harada.

33:25Partiram de Harada, e acamparam-se em Maquelote.

33:26Partiram de Maquelote, e acamparam-se em Taate.

33:27Partiram de Taate, e acamparam-se em Tera.

33:28Partiram de Tera, e acamparam-se em Mitca.

33:29Partiram de Mitca, e acamparam-se em Hasmona.

33:30Partiram de Hasmona, e acamparam-se em Moserote.

33:31Partiram de Moserote, e acamparam-se em Bene-Jaacã.

33:32Partiram de Bene-Jaacã, e acamparam-se em Hor-Hagidgade.

33:33Partiram de Hor-Hagidgade, e acamparam-se em Jotbatá.

33:34Partiram de Jotbatá, e acamparam-se em Abrona.

33:35Partiram de Abrona, e acamparam-se em Eziom-Geber.

33:36Partiram de Eziom-Geber, e acamparam-se no deserto de Zim, que é Cades.

33:37Partiram de Cades, e acamparam-se no monte Hor, na fronteira da terra de Edom.

33:38Então Arão, o sacerdote, subiu ao monte Hor, conforme o mandado do Senhor, e ali morreu no quadragésimo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no quinto mês, no primeiro dia do mês.

33:39E Arão tinha cento e vinte e três anos de idade, quando morreu no monte Hor.

33:40Ora, o cananeu, rei de Arade, que habitava o sul da terra de Canaã, ouviu que os filhos de Israel chegavam.

33:41Partiram do monte Hor, e acamparam-se em Zalmona.

33:42Partiram de Zalmona, e acamparam-se em Punom.

33:43Partiram de Punom, e acamparam-se em Obote.

33:44Partiram de Obote, e acamparam-se em Ije-Abarim, na fronteira de Moabe.

33:45Partiram de Ije-Abarim, e acamparam-se em Dibom-Gade.

33:46Partiram de Dibom-Fade, e acamparam-se em Almom-Diblataim.

33:47Partiram de Almom-Diblataim, e acamparam-se nos montes de Abarim, defronte de Nebo.

33:48seu pai. de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó;

33:49isto é, acamparam-se junto ao Jordão, desde Bete-Jesimote até Abel-Sitim, nas planícies de Moabe.

33:50Também disse o Senhor a Moisés, nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó:

33:51Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã,

33:52lançareis fora todos os habitantes da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pedras em que há figuras; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos;

33:53e tomareis a terra em possessão, e nela habitareis; porquanto a vós vos tenho dado esta terra para a possuirdes.

33:54Herdareis a terra por meio de sortes, segundo as vossas famílias: à família que for grande, dareis uma herança maior, e à família que for pequena, dareis uma herança menor; o lugar que por sorte sair para alguém, esse lhe pertencerá; segundo as tribos de vossos pais recebereis as heranças.

33:55Mas se não lançardes fora os habitantes da terra de diante de vós, os que deixardes ficar vos serão como espinhos nos olhos, e como abrolhos nas ilhargas, e vos perturbarão na terra em que habitardes;

33:56e eu vos farei a vós como pensei em fazer-lhes a eles.



Original from unbound.biola.edu - They claim public domain status for their original text.